segunda-feira, 28 de março de 2011

Bolo Salgado de Polenta


Há quanto tempo trazia esta receitinha na calha para fazer.. eu vi-a no blog da Gasparzinha e no Fórumbimby..
Tem cá um aspecto.. e agora posso dizer: e tem cá um sabor....
De certeza que ela estará muito presente na minha mesa durante o verão acompanhada de uma saladinha..
Até já estou a imaginar... Ui.. Estou mortinha para que chegue o Verão




Ingredientes:

80g de pimento verde (não usei)
185g de polenta (carolo de milho)
1 molho de coentros (tb usei salsa)
100g de azeitonas pretas descaroçadas
150g de presunto
140g de queijo ralado
150g de leite
250g de iogurte natural
60g de manteiga
160g de farinha
1 colher chá de fermento
Sal e pimenta



Preparação:

Ligue o forno a 200ºC.
Unte uma forma redonda com manteiga. (usei forma de bolo inglês)
Lave e limpe bem o pimento.
Coloque-o no copo com a polenta, os coentros e o presunto: 5 seg, vel 5.
Misture o queijo, a manteiga, o leite e o iogurte e tempere com sal e pimenta: 40 seg, vel 3 inversa.
Junte-lhes a farinha e o fermento: 5 seg, vel 3.
Coloque a mistura na forma e leve ao forno durante 30 minutos.
Retire do calor, desenforme e sirva decorado a gosto, morno ou frio.





3 comentários:

  1. Ficou com muito bom aspecto.
    Tenho visto em vários blogues o uso de polenta,tanto em doces como salgados,estou tentada a experimentar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Caríssima
    Apaixonei-me por essa receita. A farinha dessa polenta era pré-cozida?
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderEliminar