sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tiramisù

Num destes dias de Festa, recebemos em nossa casa as nossas famílias em conjunto (finalmente se conheceram), e para celebrar resolvi fazer uma sobremesa especial, já que somos todos (quase todos) gulosos.. Tinha de ser algo especial.. Algo, sei lá.. Bom.. Daí que, toca procurar algo simples.. Sim porque nesses dias tem de ser coisas fáceis de se fazer.. Conhecem a Lei de Murphy, não é? Eu sou o Exemplo vivo de como essa Lei é verdadeira.. LOL..
Bom correu bem, só não ficou lá muito fresca, diz 6 horas no frigorífico, mas o melhor seria de um dia para o outro.. mas tudo bem na mesma.. Óptima sobremesa..


Ingredientes:

3 Ovos
100g de Açúcar
200ml de Natas para bater
1 embalagem de queijo Mascarpone
3 colheres de sopa de Whiskey
500ml de forte e frio (usei Nespresso)
Cacau para polvilhar
Palitos la Reine



Preparação:

Separe as claras da gemas. Coloque a borboleta na lâmina e junte as claras com umas gostas de limão e uma pitada de sal e e programe 3 min, vel3, reserve.
De seguida deite as natas e bata até ficarem bem firmes, cuidado para não virarem manteiga, retire e reserve. Sem a borboleta, coloque as gemas dos ovos e o açúcar e envolva ate ficar uma mistura cremosa, adicione o queijo e envolva novamente ate ficar uniforme. Retire a mistura do copo da bimby e envolva com as natas e de seguida com as claras. Adicione ao café o Whisky e embeba os palitos la Reine na mistura o tempo necessário para não ficarem moles.
Disponha uma camada apertada de palitos no fundo de uma travessa com alguma profundidade, cubra com uma camada de creme seguindo-se outra camada de palitos perpendicular aos primeiros e assim sucessivamente até terminar com uma camada de creme. Alise a superfície e leve ao frigorífico com algumas horas de antecedência antes de ser servido (de preferência de um dia para o outro).
Na hora de servir polvilhe com uma boa camada de cacau em pó.



6 comentários:

  1. Excelente receita, gostei muito!
    Realmente o tiramisù é melhor de um dia para o outro!
    Um abraço
    Léia

    ResponderEliminar
  2. É das minhas favoritas, acho que até faço praticamente como tu.
    Excelente aspecto.

    ResponderEliminar
  3. Ótima receita. Assim que der, eu irei experimentar.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. amei sua receitinha e estou te seguindo porque as coisas por aqui são otimas amei seu cantinho !!

    ResponderEliminar