sábado, 12 de novembro de 2011

Sarma - Rolinhos de Couve-Lombarda com Carne Picada

Pois é, já não sei se estranham a minha ausência ou a minha presença..
Já não publico nada há.. Sei lá já a quanto tempo.. Averdade é que além da pouca vontade até para cozinhar, tenho andado a viajar.. Desde a última receita já estive em: Alemanha, Holanda, China e no Dubai.. em alguns deles a passear e noutros a tabalhar.. Tem sido uns tempos atribulados, mas enfim.. Como diz o meu Sargento: Chega no fim e tudo bate certo..

Mas vamos ao Sarma, o Sargento encantou-se com este prato na bósnia (não sei se devia estar a falar da Bósnia, já que a nossa Selecção.., enfim, no último jogo vai tudo correr bem.. acho eu!) e andava sempre a falar dele.. lá é confeccionado de maneira diferente. Á couve é enterrada durante algum tempo, etc.. É daquelas iguarias que só mesmo estando lá..

E, voltou a ser comentada cá em casa quando saiu na revista da Bimby do mês de Outubro..
Não deixamos passar a oportunidade e cá está.. Não fica igual ao da Bósnia, mas é Óptimo.. Podes Por no teu livrinho para se REPETIR... declarações do meu sargento..



Ingredientes:

20g de coentros
1000g água
12 folhas de couve-lombarda
220g de cebola
2 dentes de alho
150g de cenouras
80g de chouriço (usei linquiça)
600g de carne picada
1 ovo
sal q.b.
pimenta q.b. (usei malaguetas)
30g azeite
200g de tomate
100g de bacon em cubos
100g de vinho branco
1 folha de louro


Preparação

Coloque no copo os coentros e pique, 2 seg., vel. 7. Retire e reserve.
Para escaldar a couve, coloque no copo 800g de água e programe, 10 min., Varoma, vel.1.
Coloque as couves num recipiente, cubra com a água que aqueceu na bimby (com muito cuidado) e reserve cerca de 10 min.
Coloque no copo 70g de cebola, 1 dente de alho, 70g de cenoura e a linguiça e triture 10 seg., vel.7.
Adicione a carne picada, o ovo, os coentros, o sal, 1 das malaguetas e envolva, 5seg., vel. 4.
Retire e começe a rechear as couves. Faça trouxinhas (para fechar eu usei fio para culinária).
Coloque os rolinnhos na Varoma e reserve.
Coloque no copo 150g de cebola, o dente de alho, 80 g de cenoura e o azeite, pique 5 seg., vel. 5.
De seguida refogue 3 min., Varoma, vel.1.
Adicione o tomate e triture, 10 seg., vel. 7.
Adicione o bacon e programe, 5min., Varoma, vel. 2.
Adicione o vinho, 200g de água, a folha de louro, e tempere o molho a gosto.
Coloque a Varoma e programe, 30 min., Varoma, vel. 1.
Sirva com molho e Acompanhe com arroz.


2 comentários:

  1. Praticamente já correste o Mundo!
    Ainda bem que regressas sempre para mostrar as tuas delícias!

    ResponderEliminar
  2. Olá querida! Mais um amigo secreto no blog Eu Mulher, venha conferir e participar.

    Beijos

    ResponderEliminar